terça-feira, 4 de maio de 2010

Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender


Piaget integra o conhecimento na influencia entre as trocas que os indivíduos realizam com o meio, estas são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais. Esta visão deu origem às teorias sociointeracionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky(1991), Wallon (1989), e que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e das pessoas. Embora estas teorias entendam o conhecimento como fruto da interação com o meio, questionam a compreensão e a especificidades desta interação, quanto a qualidade e o saber construir em um nível elevado em grau de interação que o aprendiz tem com estes conceitos. Piaget diz que há uma diferença em fazer com sucesso e compreender o que foi feito. Nos seus livros a Tomada de consciência traduzida em português “Fazer Compreender”. A criança pode fazer com sucesso “mas”, pode não compreender como foi feita determinada tarefa, nem estar atenta aos
conceitos envolvidos na tarefa.A passagem do conhecimento para a concretização é feita pela tomada de consciencia que chega a um nível de conceito.
As crianças e o objeto de estudo (dominó) na 1ª etapa constroem a sequencia e não entendem a distancia entre eles como elemento importante. Na segunda etapa ocorre construção e observação quanto a distancia dos dominós..corrige a distancia dp domino de modo paralelos uns aos outros em linha reta .Podem estar em forma diagonal ou linha circular. Na 3ª etapa podem coordenar todos os elementos envolvidos na tarefa, distância, direção e peso do dominó. Elas entendem sobre a leveza, espessura, distancia e posição dos dominós e como ordená-los em posição ao invés de simplesmente tocá-lo. Além da sucessão de fases, Piaget observou que, primeiro, não é o objeto que conduz a criança à fase de compreensão. Ser capaz de compreender o funcionamento dos dominós não implica, necessariamente, compreender como fazer um castelo com cartas de baralho. Cada situação exige uma resposta.. A mudança em evolução do aprendizado não é chegar a uma resposta, mas a interação com que está sendo feito, de modo a permite as transformações dos esquemas mentais, como foi observado por Piaget.
Ao professor no encaminhar de seu projeto pedagogicamente, acerba conceitos e mudanças constantes no fazer pedagógico no aprofundar-se em conhecimentos pré-elaborados no entendimento e na compreensão do fazer aprender e reaprender sobre o estudo do objeto proporcionado, envolvendo o meio e a percepção em dados elementares a uma construção de um saber além...
As tecnologias envolvem um repensar constante e insere novas situações problemas que temos de desenvolver na compreensão e a interação deste com a criança em abrangencia de estudos significativos e qualitativos no âmbito educacional.

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