quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMO SE DESENVOLVE O CURRICULO POR MEIO DE PROJETOS?


O currículo por meio de projetos parte de uma idéia referenciada em assuntos de conteudos educacionais, elaborados num traçado de dados em série, turma, escola, professores, objetivos,justificativa, assunto a ser explorado, ação a ser desenvolvida, recursos e técnica a
ser empregada, exposição, explanação e proposta de estudo entre professores e alunos e a
participação de todos no desenvolvimento em hábitos de estudos.

CURRICULO E TECNOLOGIAS


Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?
currículo parte de um planejamento em ação por meio de projetos imbuídos de conteudos disciplinares ou indisciplinares na área educacional, pré-estabelecida e divulgada entre a opção de estudo do conteúdo programado num veículo de comunicação entre professores, alunos, gestores e...
O uso das TIC expressa a linguagem por meio de registro. Propõe informações alternativas. Demonstra os resultados através de registros documentados. Permite atribuir um pensamento de unidade ao conhecimento produzido. Incorpora um sentido a situação social. Identifica o currículo construído no desenvolvimento do projeto.

CURRICULO E PROPOSTAS

Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetoria de uma sociedade complexa e em continuo processo de mudança?
Quando nos propormos a elaborar com metas de estudos alternativos engajados nos pressupostos de PCN, projetos de caráter alternativo e de compromissos com o saber.

CURRICULO UM OLHAR ALÉM

Que resposta nos permite ir além da visão de curriculo como conteudos prontos a serem passados pelos alunos?
A uma resposta engajada em leitura e leitores num repassar de significados e suas resignificações em dados complementares.

INDAGAÇÕES SOBERE O CURRICULO.

Como podemos enfrentar os desafios que levam a concretização do projeto da escola democratica?
Podemos enfrentar os desafios mediante uma proposta de trabalho baseada na área de estudos em assuntos organizados nos PCN. Desenvolve-los numa ação colaborativa de educadores, alunos e gestores.

CURRICULO E TECNOLOGIAS. Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos? O uso das TIC expressa a linguagem por meio de registro. Propõ

Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
O uso das TIC expressa a linguagem por meio de registro. Propõe informações alternativas. Demonstra os resultados através de registros documentados. Permite atribuir um pensamento de unidade ao conhecimento produzido. Incorpora um sentido a situação social. Identifica o currículo construído no desenvolvimento do projeto.
Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?
O uso das TIC expressa a linguagem por meio de registro. Propõe informações alternativas. Demonstra os resultados através de registros documentados. Permite atribuir um pensamento de unidade ao conhecimento produzido. Incorpora um sentido a situação social. Identifica o currículo construído no desenvolvimento do projeto.

CURRICULO HOJE.

Qual curriculo é praticado hoje?
O curriculo é praticado em análises de estudos experimentais por meio de livros didáticos;
fontes informativas via internet, dvds e de alguns programas de televisão. Sempre centrado em conteúdos dos parâmetros curriculares.

INDAGAÇÕES SOBRE CURRICULO.
Os desafios estão presente a todo momento num projeto de estudos. Temos de contar com apoio e muita persistencia em realizá-los a um nível mais elevado do saber cultural.
Podemos trabalhar com a flexibilidade em garantias de um fazer melhor que depende não só do professor mas da comunidade e da escola como um todo repercutindo ação de espaços e idéias no trajeto em percurso a tempo e possibilidades de perpetuar ação de um projeto integrado á
melhor compreensão do saber. O projeto parte de um diagnostico em busca de soluções palpáveis na inserção de conhecimentos e saberes. O diagnostico determina o estudo, a ação e as
causas.

EXPERIENCIA COM PROJETOS – VIDEO NA ALDEIA INDÍGENA.


Quais evidencias vocês identificam a esse respeito?
Identifica as etnias indígenas, suas lendas, tradições, valores e costumes e seus problemas. Desafia um pensar na validação tradicional de enfrentamento de seus guerreiros quanto a disputa de grupos étnicos e necessidade de convivência com o branco.

Que conhecimento , atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção?
O conhecimento da História do Brasil, do folclore popular, de suas lendas, de seu meio ambiente relacionado nas disciplinas de geografia, história, ciencias, português e matemática..
O que é currículo?
O currículo que parte de fontes experimentais de investigações em busca a compreensão e soluções de um aprender, abrangendo grupos de relações étnicas sócias e culturais.

EXPERIENCIA COM PROJETOS – VIDEO NA ALDEIA INDÍGENA.



A PRODUÇÃO DESSE VIDEO PODE SER CARACTERIZADA COMO UM PROJETO QUE ARTICULA CURRÍCULO, TECNOLOGIA E CULTURA?
A produção desse vídeo identifica a tribo indígena, sua origem, seus costumes, seus afazeres e
seus problemas.É caracterizada como um projeto mas pende a uma durabilidades em estudos relacionados a cultura na disciplina de história, geografia , português e matemática, exige pesquisa e busca do conhecer na área de concretização.

Curriculo


QUE CURRICULO É ESTE QUE SE DESENVOLVE EM PROJETOS COM O USO DE TECNOLOGIAS? O QUE COMPREENDEMOS POR CURRICULO?
O curriculo é a forma norteadora de todo e qualquer conhecimento de direito humano em vários âmbitos de leitura. Apresenta a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem. a diversidade entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. assim, mapear o trato que já é dado à diversidade pode ser um ponto de partida para novos equacionamentos da relação entre diversidade e currículo. para tanto é preciso ter clareza sobre a concepção de educação, pois há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas.
Ver o currículo como uma opção específica por uma organização temporal e espacial,
que condiciona a organização da escola, em processos de ensino e aprendizagem numa ação de trabalho dos educadores e educando, nos leva a repensar essa organização nas propostas de reorientação curricular. Faz-se necessário olhar as dimensões culturais e sociais dos alunos ante a diversidade que se apresenta no contexto histórico social.
Diversidades entre a real situação do sujeito, sua complexidade, seus valores culturais e sua dimensão histórico cultural e seu elo participativo.
O currículo que se desenvolve por projetos é elaborado a atingir campos de estudos disciplinares ou interdisciplinares numa ação de conhecimentos, interação e integração à explorar vários conteúdos na inserção do uso de tecnologias.Parte de um plano de ação, entre um esquema ou roteiro de estudos e atividades enfocados num tema, orientados e divulgados pelo professor na escolha de assuntos a seres pesquisados, absorvidos pelos alunos em dados, fatos, idéias e resolução no uso de reprodução textual engajado na análise de seu universo a que se apresenta..