terça-feira, 20 de abril de 2010

Conceito de Projeto - Joao Pestalozzi


Johann Pestalozzi (1746-1827) nasceu na Suíça, foi um grande adepto da educação pública. Proclamou o direito de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. Seu entusiasmo obrigou governante a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas.
Interpretando a educação numa comunicação em psicologia funcional, em que a teoria e a prática teriam de ser baseadas no conhecimento da psicologia humana, embora não houvesse estruturação de uma ciência psicológica e vago era seu conhecimento.
Admite teoria e prática em que a escola seria uma casa bem organizada, onde o lar era a melhor instituição de educação, base para a formação moral, política e religiosa.
Conclui-se, que para ele a escola era um local em que o ambiente deveria ser bem organizado onde todos pudessem conviver em harmonia, conceituando atributos e enquadrando o aluno numa ação moral, política e religiosa condizente com seu ideal.
As contribuições de Pestalozzi partem de uma aprendizagem sensório motor, onde a criança aprende estabelecendo contato com o objeto e com a natureza que lhe é proposta no mundo de Deus. A impressão sensorial e o contato direto com o objeto ativam a mente e definem respostas requisitadas numa experimentação instrutiva de
memorização e aprendizagem. Partem de uma ação, estímulo, instrução e respostas
reais da matéria orgânica, que impulsionou a formação de professores do estudo de educação a uma ciência de elaborar conteúdos na área de linguagem, matemática, geografia, ciencias, história e musica definindo uma grade curricular.
Sua contribuição:
a) Aprendizagem de forma gradativa baseada em objetos concretos entre ações e experimentos de estímulos de respostas emocionais reias.
b) Cooperação entre aluno e professor na disciplina.
c) Introdução a novos recursos metodológicos.
d) Introdução a formação de professores e a educação como ciência.

“A Educação se constrói numa tensão permanente entre os desejos do homem natural individual e o desenvolvimento da natureza humana universal. A educação produzirá a universalia partir das particularidades e da mesma forma a particularidade a partir da universalidade”.

LST

Nenhum comentário:

Postar um comentário