terça-feira, 20 de abril de 2010

Projetos - Ovide Decroly (1871-1932)

Decroly aluno indisciplinado em sala de aula, não se adaptava ao autoritarismo desdicou-se a uma escola centrada onde preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação profissional.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da ideia de globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.
O método de aprendizagem partia da criança, a visão do todo a envolver na representação de significados em atividades de associação de discursos completos.
Parte de que um conhecimento evoca o outro e não um conhecimento isolado de letras e silabas, mas leitura do todo nas atividades de associação de significados.
Decroly decodificou o conhecimento em grupos de interesse de aprendizado organizados segundo faixas de idades dos estudantes. Restringia-se a etapas evolutivas na ordem neurológica infantil:
a) condições biológicas da criança b) desenvolvimento e interesse a conhecimentos
c) determinação e desenvolvimento intelectual d) emancipação e construção do ensino.
d) descobertas e significados nas expressões. e) educação prazerosa e gradativa.
e) valorização de expressões concretas por meio de trabalhos manuais, esportes e desenhos.
f) elaboração de trabalhos em grupos. e) compreensão a estudos no interesse e necessidades dos alunos.
g) ensino no aproveitamento de aptidões de cada faixa etária do estudante. g) aprendizagem centrada em métodos reais a significados saindo do dia – a – dia.
h)os alunos escolhem o que querem aprender (oficinas em áreas de estudo).
i) construção do currículo pelos alunos.
j) objeto de estudos parte de situações corriqueiras da necessidade de comer pode decorrer o estudo dos alimentos, da história de seu preparo,dos mecanismos econômicos da agricultura e do comércio etc. Para os estudantes, os centros de interesse se estruturam como oficinas. As atividades manuais – entre elas os jogos e as brincadeiras – têm destaque especial. Os exercícios, ao ar livre e em grupo, são estimulados. Decroly criticava a supervalorização do trabalho intelectual e da expressão verbal. “A escola (tradicional) engorda fisicamente e entorpece mentalmente”, escreveu mais de 400 livros. Influenciado por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), sobre a natureza intrínseca do ser humano. Atribuia as necessidades básicas a determinação da vida intelectual. As principais são: comer, abrigar-se, defender-se e produzir.
“Decroly concebia as relações dentro da escola como uma sociedade em miniatura. Elas teriam função preventiva, de garantir formação intelectual, física e moral sólida para construir uma vida de cidadão”.
Ovide Decroly nasceu em 1871, em Renaix, na Bélgica, filho de um industrial e de uma professora de música. Preconizaria um modelo de ensino não-autoritário e não-religioso. Formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha. Sua atenção voltou-se desde o início para as crianças deficientes mentais. Esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. Por essa época criou uma disciplina, a “pedotecnia”, dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolu ção física e mental das crianças. Casou-se e teve três filhos. Em 1907, fundou a École de l’Ermitage, em Bruxelas, para crianças consideradas “normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário