quinta-feira, 22 de abril de 2010

Projetos Célestin Freinet

Célestin Freinet educador francês criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. A função do professor consiste na elaboração e adequação do meio ambiente em estimulo ás crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e professores na busca de organização de seus trabalhos. Criador da pedagogia do trabalho tem como meta proporcionar atividades que orienta o trabalho escolar através de;
1) Estímulo afetivo da criança ao aprendizado.
2) Colaboração entre professor e criança na organização de estudos ajudando a superar os erros. (não vê valor didático no erro).
3) Relação de trabalho em atividades dialética com as crianças entre ação e pensamento.
4) Objetivação do senso comum na coordenação de ensino aprendizagem
5) Interação da criança a novos conhecimentos, (por intercambio cultural), entre passeios, estudos de campo, cantinhos pedagógicos e da troca de correspondência entre escolas.
6) Leituras e atividades diversificadas, no emprego de jornais e outros...
7) Construção e compreensão de estudos ao meio e ao universo que a cerca.
8) Desenvolvimento do senso comum entre teoria e pratica, ação e pensamento no livre arbítrio de expressão exposto num mural falado e impresso.
9) Introdução da escola nova entre cooperação e trabalho na rede de instituição publica, na criação de textos livres, jornais, pesquisas, confecção de fichários de leituras ( autocorreção para exercícios de matemática).
10) Emprego de atividades na possibilidade da criança formular hipóteses e conceitos num aprendizado de normas e seqüências didáticas.
11) Descoberta da criança numa consciencia de seu meio, incluindo sua história e seus
aspectos sociais.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divul gá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).
Célestin Freinet nasceu em 1896 em Gars, povoado na região da Provença, sul da França. Foi pastor de rebanhos, lutou na Primeira Guerra Mundial em 1914, quando os gases tóxicos do campo de batalha afetaram seus pulmões para o resto da vida. Em 1920,começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup, onde pôs em prática alguns de seus principais experimentos, como a aula-passeio e o livro da vida. Em 1925, filiou-se ao Partido Comunista Francês. Dois anos depois, fundou a Cooperativa do Ensino Leigo, para desenvolvimento e intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos. Em 1928, já casado com Élise Freinet (que se tornaria sua parceira e divulgadora), mudou-se para Saint-Paul de Vence,iniciando intensa atividade. Cinco anos depois, foi exonerado do cargo de professor. Em 1935, o casal Freinet construiu uma escola própria em Vence.Implantou a escola Moderna de 25 alunos por classe. Seus seguidores fundaram o (Fimem) que hoje reúnem educadores em mais de 40 paises. Morreu em 1966.

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