Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk na Rússia. Teve um tutor como professor, fundou um laboratório de psicologia Publicou ‘A Psicologia da Arte’, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
A partir de seus estudos, o processo de ensino aprendizagem, inclui estimulo na área
da zona proximal da criança que é o que ela consegue fazer sozinha e com a inteiração de conhecimento em equipe ela evolui os seus conceitos a área real no desenvolver de suas potencialidades com ajuda de um adulto na capacidade de desenvolvimento e competências.
O professor precisa diagnosticar e propiciar meios ao desenvolvimento a estimular a criança em nível de compreensão do enunciado, a desenvolver um nível mental, emocional e cognitivo num conjunto de informações que a criança predispõe em seu meio. A ele cabe cooperar e identificar capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno. Este por sua vez poderá ampliar as estruturas cognitivas desencadeando um novo conhecimento numa capacidade de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.
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