quinta-feira, 22 de abril de 2010

Teoria do Construcionismo de Seymour Papert

Seymour Papert nasceu Pretória, África do Sul em 01/03/1928.
Papert criou a linguagem de programação; década de 60 preocupado com aprendizagem no campo educacional.
Parte do conceito de que aprendizagem em suas ressignifações ocorre no aprender-fazendo, num ato de ação reflexiva, em que a afetividade e interação do sujeito com o objeto de estudo se expande no contexto computacional na mediação de professor e alunos.
Abordagem construcionista, permite a diferente sujeitos envolver-se em atividades reflexivas no uso do computador em diversas comunidades escolares num ambiente de aprendizagem a favorecer o aluno aprender - com, como, e aprender sobre o pensar; construindo algo que lhe seja significativo de modo a envolver-se afetiva e cognitivamente com aquilo que está sendo produzido. (pautado nos princípios psicológicos, pedagógicos e computacionais).

Papert, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1994.

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