quinta-feira, 22 de abril de 2010

Conceitos e Projetos de Friedrich Froebel

Friedrich Froebel (1782-1852) filho de um pastor protestante, Friedrich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782. Adotado por um tio, viveu uma infância solitária, em que se empenhou em aprender matemática e lingua- gem e a explorar as florestas perto de onde morava. Estudou Tornou-se professor e escreveu um livro ‘A Educação do Homem’. Em seguida, foi morar na Suíça, onde treinou professores e dirigiu um orfanato. Todas essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro jardim-de-infância, na cidade alemã de Blankenburg.
Foi um dos precursores da ciência da psicologia à criança considerando a infância uma fase de importância decisiva na formação de pessoas. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos.
A educação estimulava a curiosidade e espontaneidade de observações, indagações e correlação do objeto que lhe proporcionava o educador em brincadeiras na forma de círculos, dança, música, não como diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo proporcionando atividades ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.
As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados
por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que
precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. “Todos os jogos que envolviam os ‘dons’ começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade”, diz Alessandra Arce. Para Froebel, era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus.
“A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus”.
Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, um conceito que
só se difundiria no início do século 20, graças ao movimento da Escola Nova,de Maria
Montessori (1870-1952) e Célestin Freinet (1896-1966), entre outros.
A criança adiquire seus conhecimentos pelas brincadeiras, imitações, correlação de treino e habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas, numa troca de ações e conhecimentos de interiorização e exteriorização. Permitindo o autoconhecimento não limitado a esfera individual, mas simbologia e o significado representativo em sociedade.
“O objeto de estudo parte da ação do professor e apresentação entre situações, corporação, envolvimento, e técnicas utilizáveis numa regra de expor o conheci mento surgindo de dentro para fora num campo universal de dados e identificações relacionadas ao estudo proporcionado.”
Froebel deixou-nos a importancia da psicologia infantil, entre observações das brincadeiras e a nos depreender as características de faixa etárias das mesmas.

Um comentário:

  1. Encontrei o seu blog fazendo busca sobre projeto e a importância das TIC's no ensino escolar. Achei seu resumo sobre o educador Froebel, gostei bastante! Recentemente li sobre sua contribuição para a educação, principalmente a intencionalidade para educação infantil! Continui com este trabalho, é proveitoso, e muito gratificante!

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