terça-feira, 4 de maio de 2010

Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

A forma de desenvolver projetos inclui um ambiente de aprendizagem onde alunos professor e novas tecnologias predispõe de autonomia á construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.
Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky
É uma mudança radical que deve tornar a escola capaz de:
1)Atender às demandas da sociedade.
2)Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos.
3)Criar espaços de compreensão a trocas recíprocas do contexto.
4)Desenvolver atividades em equipes.
5)Proporcionar meios e habilidades no reconstruir integrando de conteúdos no conhecimento.
6)Incorporar as novas tecnologias numa expansão cultural.
Os conhecimentos cotidianos emergem estudos a uma motivação intrínseca na interação de conhecimentos científicos. Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. Traçar um plano de ações que vai se completando e transpondo barreiras a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.
Projeto evidencia etapas de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. O professor pode incitar o aluno tomada de consciencia, articular informações com conhecimento e gerenciar o seu desenvolvimento.
A interdisciplinaridade (Fazenda, 1994, p. 28) caracteriza-se pela articulação entre teorias,conceitos e ideias, em constante diálogo entre si: “não é categoria de conhecimento, mas de ação (...) que nos conduz a um exercício de conhecimento: o perguntar e o duvidar”.
Postura que favorece a transposição do conteúdo em ação interdisciplinar num conceito de uma educação que vai além do pressuposto disciplinar envolvendo a comunidade escolar e demais funcionários.

Um comentário:

  1. Essa integração entre professor e aluno é indispensável para a evolução do aprendizado dentro do desenvolvimento de um projeto, contando com as novas tecnologias, tudo fica mais dinâmico e interessante.

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