segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Avaliação no ciclo da alfabetização.


Avaliação no ciclo da alfabetização.
(Dados extraidos do Boletim Salto para o Futuro - MEC)


Avaliação no ciclo do processo de aprendizagem implica nos principios norteadores da escola ante um concieto social e dianamico,no papel social da educação, na ação de professores, na classificação e seleção no que tange a avaliação escolar.
Formar cidadão para que? Somente atingir o convivio social, atingir o conhecimento específicio de cada disciplina, ou elevar-se a niveis de participação continuada e repetitiva de dados?
O processo didático desencadeia acessos evolutivos da educação.Ao definir a avaliação cabe a escola retomar todos os dados e situações sempre com dinamismo e determinação.
Segundo Claudia Fernandes avaliar é parte integrante do ensinar e aprender. Avaliação deve ser compreendida como mais um ingrediente dos processos de aprendizagem.
Conceitos amplos sobre alfabetização e ciclo de aprendizagem precisam ser mais detalhados.
Os ciclos são a forma de distribuição e organização de alunos feitos pelas escolas.
As implantações do ciclo nas redes estaduais de 1983 foi para reorganizar a escola pública de São Paulo no primeiro grau, no sistema de seriação em dois anos, no primeiro ano o aluno não poderia ser reprovado.
Em Minas Gerais o ciclo de alfabetização foi implantado a partir de 1985 tomou-se caráte oficial em 1990.
No Rio de Janeiro implantou-se na década em inicio 1970 à 1980 o bloco único nos dois primeiros anos de 1º grau os alunos não teriam reprovação.
Santa Catarina teve experiencia semenlhante em 1980.No Paraná o ciclo básico foi implantado 1988/1989 e em 1990 atingiu todas as escolas estaduais.
Sob novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre adoção do ciclo de Alfabetização nos tres primeiros anos do Ensino Fundamental e em todas as escolas , a partir da implementação do Ensino Fundamental de nove anos no país. Será necessário considerar os tres primeiros anos do ensino fundamental como um ciclo sequencial não passivel de interrupção oportunidade de sistematização e aprofundamento de aprendizagens básicas.
A não reprovação ao longo do ciclo está no parecer CNE/CEB n.200208;LDB n. 9394/96; MEC, 2007 Diretrizes Curriculares Nacionais.
A avaliação se entende que é um processo para dar prosseguimento aos percurssos de aprendizagem.
Para Claudia Fernandes considerando autonomia da criança no processo de ensino aprendizagem entre relação professor, aluno, ensino ,conhecimento e aprendizado,   exige avaliação