Avaliação no ciclo
da alfabetização.
(Dados extraidos do
Boletim Salto para o
Futuro - MEC)
Avaliação no ciclo do processo de aprendizagem implica nos
principios norteadores da escola ante um concieto social e
dianamico,no papel social da educação, na ação de professores, na
classificação e seleção no que tange a avaliação escolar.
Formar cidadão para que? Somente atingir o convivio social, atingir
o conhecimento específicio de cada disciplina, ou elevar-se a niveis
de participação continuada e repetitiva de dados?
O
processo didático desencadeia acessos evolutivos da educação.Ao
definir a avaliação cabe a escola retomar todos os dados e
situações sempre com dinamismo e determinação.
Segundo Claudia
Fernandes avaliar é parte integrante do ensinar e aprender.
Avaliação deve ser compreendida como mais um ingrediente dos
processos de aprendizagem.
Conceitos amplos sobre
alfabetização e ciclo de aprendizagem precisam ser mais detalhados.
Os ciclos são a forma
de distribuição e organização de alunos feitos pelas escolas.
As implantações
do ciclo nas redes estaduais de 1983 foi para reorganizar a escola
pública de São Paulo no primeiro grau, no sistema de seriação em
dois anos, no primeiro ano o aluno não poderia ser reprovado.
Em Minas Gerais o
ciclo de alfabetização foi implantado a partir de 1985 tomou-se
caráte oficial em 1990.
No Rio de Janeiro
implantou-se na década em inicio 1970 à 1980 o bloco único nos
dois primeiros anos de 1º grau os alunos não teriam reprovação.
Santa Catarina
teve experiencia semenlhante em 1980.No Paraná o ciclo básico foi
implantado 1988/1989 e em 1990
atingiu todas as escolas estaduais.
Sob novas Diretrizes
Curriculares Nacionais sobre adoção do ciclo de Alfabetização nos
tres primeiros anos do Ensino Fundamental e em todas as escolas , a
partir da implementação do Ensino Fundamental de nove anos no país.
Será necessário considerar os tres primeiros anos do ensino
fundamental como um ciclo sequencial não passivel de interrupção
oportunidade de sistematização e aprofundamento de aprendizagens
básicas.
A não reprovação ao
longo do ciclo está no parecer CNE/CEB n.200208;LDB n. 9394/96;
MEC, 2007 Diretrizes Curriculares Nacionais.
A avaliação se
entende que é um processo para dar prosseguimento aos percurssos de
aprendizagem.
Para Claudia
Fernandes considerando autonomia da criança no processo de ensino
aprendizagem entre relação professor, aluno, ensino ,conhecimento
e aprendizado, exige avaliação