quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ensinar e aprender com o computador e articulação inter-trans-disciplinar.



A escola se constitui num espaço reservado no qual professor e alunos tem autonomia de desenvolver de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, respeito mútuo, liberdade e responsabilidade no processo educacional.
O computador no ensino aprendizagem exige uma mudança de postura entre professor e aluno na construção do saber em cooperação, tomada de decisões, solidariedade, respeito e liberdade na desenvoltura de ser criativo, formular e resolver problemas.
Tecnologia que expande comunicação, informação com ambiente de aprendizagem e privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.
O professor pode promover o conhecimento em distintas áreas, partindo da realidade, desejos e necessidades dos alunos em determinar elementos de estudos a informações significativas, dentre o contexto e representações.
O construir e reconstruir implica em termos na utilização de software(s) onde o aluno disponibilizará de ferramentas e ao educador cabe em termos o domínio do instrumento e de teorias educacionais que lhe permitam identificar em que atividades são mais adequados no processo de ensino aprendizagem.
As etapas de construção e reconstrução do conhecimento são representadas no computador com o uso dos softwares adequados à atividade em desenvolvimento. A representação elaborada vai gradativamente tomando uma dimensão mais profunda e significativa para o aluno-autor, para o professor-promotor e para as demais pessoas que possam beneficiar-se dessa produção que é divulgada visando à socialização e o compartilhamento da experiência.
Algumas propostas de ensino sugerem temas transversais tais como figuras geométricas no meio ambiente, guerras religiosas, eleições, festa junina, desequilíbrio ecológico, Brasil 500 anos, cuidando do nosso lixo, da horta até o computador, a arca de
Não somente conscientização e valorização do espaço escolar etc. Exige uma mudança do professor na busca e atuação de estudos do enunciado.
O professor rompe com as barreiras disciplinares e o aluno fica sujeito da aprendizagem. Ele pode assessorá-los e promover reflexões e avaliações contínuas no registro de processo de construção de aprendizagem.
Texto - LST