domingo, 16 de maio de 2010

Currículo

Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?
O currículo como prático social inserido no projeto se desenvolve num roteiro seguido a etapas de construção ao estudo do objeto numa ação de aprendizado ante a reflexão do tema enunciado.
O que compreendem por currículo?
Kilpatrick, ex-aluno de Dewey, defendeu uma concepção de currículo que se constitui na “reconstrução contínua da experiência”, e que utiliza as disciplinas em seu desenvolvimento, mas não se reduz a elas e “não pode ser elaborado antecipadamente com exatidão” (PARASKEVA, 2007, p. 7).
Paulo Freire (1979) complementa essas ideias ao defender a educação progressista voltada para a transformação do contexto.
Com base nessas referencias teóricas o currículo viabiliza a necessidade de interagir os conteúdos e objetivos numa ação pedagógica intencional a envolver prazos, atividades e recursos a empregar.O desenvolvimento do projeto acrescenta ações a transformação de uma situação real problemática inserida num contexto social.
Podemos enfrentar os desafios à concretização do projeto num elo de convívio e parcerias entre trocas de conhecimento e hábitos de estudos em querer aprender fazendo num engajar escola, professores, alunos gestores e o tema em projetos descritivos da tomada de decisão em ação por meio de projetos.
As respostas estão acerbadas de um conhecimento a ser diagnosticado e inserido no veiculo condutor em que a escola se propõe a solucionar. Estas permeiam pesquisas, estudos e maneiras de se fazer o aprender. A comunicação e a interação do objeto de estudo proposto no contexto social do aluno centram-se num ato disciplinar ou interdisciplinar do ir além...
A flexibilidade da organização escolar interage com as necessidades locais de propiciar meios a combater o analfabetismo, a violência e as doenças; inseridas nos projetos e nas ações de continuidade em áreas disciplinares.
As respostas estão nas indagações quando compreendidas como um todo. Elas não estão centradas no eu, mas nas superações em desafios e conclusões avaliativas de um complexo de atuação de um projeto de escola democrática.
Podemos trabalhar com a flexibilidades numa condução ideológica de poder e querer
fazer-se melhor em apontamentos de conteúdos, diversidades, interação alunos e ducadores, projetos e mobilização para usar o recurso técnico inserido numa temática de estudos culturais e sociais de relevância significativa.