quinta-feira, 6 de maio de 2010

Prática e formação de professores na integração de midias.

A televisão e o vídeo são ótimos recursos para despertar o interesse do aluno na abordagem do tema e em novas perspectivas de investigação em andamento.
Tende a buscar temas que articulam no conceito com o projeto desenvolvido. Atividade
construtiva com os alunos numa filmagem abordaram a forma de transmissão, a a programação de televisão como os jornais como telejornais, desenhos, propagandas
e até mesmo a atitude dos pais diante da televisão.
A articulação do que é significativo é incorporado no objeto de ensino que leva a compreender os diferentes veículos de comunicação, a desenvolver o senso crítico.
E como é importante registrar o que a imagem audiovisual propõe em termos de conjecturas significativas numa expressão de entendimento no relato escrito em representar em palavras onde o sujeito é agente do universo como cidadão; além de fazer-se ouvir determinar atitudes e fontes de dados emaranhados a expandir seu contexto num repensar de soluções, interconexões entre aprendizagem e construção de conhecimento, cognição e contexto, sabendo explorar as mídias num estudo elaborado de conceitos em que expande o grau de conhecimento em pesquisas e a novas produções no âmbito social, intelectual e colaborativo de experiência digital no comprometimento de conteúdos educativos na utilização do computador.
A escola pode articular sua ação como propulsora de interconexão entre aprendizagem e produção do conhecimento em suas práticas educativas em trabalho alternativos no conhecimento de integração das midias.
A interação de midias exige uma mudança de postura do professor em conexão ao enso aprendizado.

Pesquisa, comunicação e aprendizagem no uso do computador.



Não podemos deixar de envolver as tecnologias no processo de aprendizagem pedagógica. As mesmas estão presentes em nosso cotidiano, sem contar que muitas vezes demoramos digerir o que as novas tecnologias têm a oferecer.
O segundo aspecto diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas.
O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais. Em uma determinada situação, a TV pode ser mais apropriada do que o computador. Mesmo com relação ao computador, existem diferentes aplicações que podem ser exploradas, dependendo do que está sendo estudado ou dos objetivos que o professor pretende atingir. Ao professor cabe conhecer os diferentes usos de modalidades no aspecto da informática na educação – programação, elaborações de multimídia, busca da informação na internet, ou mesmo de comunicação – e entender os recursos que elas oferecem para a construção de conhecimento.
Conhecendo as técnicas de informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo para a construção de novos conhecimentos.
O aluno pode estar fazendo coisas fantásticas, porém o conhecimento usado nessas atividades pode ser o mesmo que o exigido em uma outra atividade menos espetacular. O produto pode ser sofisticado, mas não ser efetivo na construção de novos conhecimen tos. Por exemplo, o aluno pode estar buscando informações na rede Internet, na forma de texto, vídeo ou gráficos, colando-as na elaboração de uma multimídia, porém sem ter
criticado ou refletido sobre os diferentes conteúdos utilizados. Com isso, a multimídia pode ter um efeito atraente, mas ser vazia do ponto de vista de conteúdos relevantes ao tema. Por outro lado, o aluno pode estar acessando informação relevante, usando recur sos poderosos de busca, e essa informação estar sendo trabalhada em uma situação fora do contexto da tecnologia, criando oportunidades de processamento dessa informação e, por conseguinte, de construção de novos conhecimentos.
Nesse aspecto, a experiência pedagógica do professor é fundamental. Conhecendo as técnicas de

Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações




Como encarar uma nova pedagogia de projetos?
Os projetos atendem a uma necessidade constante de poder integrar as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva em desafio a diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.
A idéia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Assim, Barbier (In Machado, 2000) salienta: "(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível transformar em real, uma idéia a transformar em ato"
O projeto implica em criar situações aos alunos desenvolverem seus proprios projetos.
Torna-se flexível, em abertura a problemática do cotidiano do aluno com estudos de disciplina de seu cotidiano.
Pode ser construído pela prática pedagógica do professor em referencias temáticos.
O professor possui uma postura investigativa de sua ação pedagógica, o que o faz caminhar no sentido de reconstruí-la com vistas a integrar o uso das mídias numa abordagem interdisciplinar.
Implicações:
Projeto não poder ser confundido como um conjunto de atividades elaborado sobre um tema, representado pelos alunos.
Projeto pode causar um certo desconforto por não se encaixar na prática pedagógica do
professor e da escola.
Nem todos os conteúdos curriculares aplicados a uma série/nível de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto.
No projeto o professor deve saber como... e quando... determinar certas ações pedagógicas Ele precisa ter começo, meio e fim, quanto atuação, pois o mesmo deve cumprir um calendário escolar.

Articulando Saberes e Transformando a Prática.



A escola precisa repensar o seu papel no ensino aprendizagem, um ensino fragmentado de memorização e respostas que definem fatos e soluções padronizadas,não atende as exigencias desse novo paradgma .O momento requer nova forma de pensar e agir para lidar com rapidez as informações e dinamismo do conhecimento. Lidar com questões, sociais, desenvolver competencias e propiciar meios de um pensamento critico reflexivo, compreender relação entre os fatores e o desenvolvimento humano exige um traçado na organização de tempo, espaço, prioridades de conteudos pressupostos numa ação dinamica e qualitativa.
Espreita uma forma contextualizada do aluno que o permite relacionar aspectos presente da vida pessoal integrando o aprendizado; mobilizando competencias cognitivas e emocionais para novas possibilidads na reconstrução do conhecimento.
As tecnologias precisam ser compreendidas em termos de implicações no seu uso no processo de ensinoaprendizagem.
Evidencia novas maneiras de reconstrução do conhecimento direcionando ao alunoa a diversos níveis de reflexão.
A elaboração de um projeto feita entre alunos e professores articula informações
conhecida e propicia estudos a diversas áreas do conhecimento. O mesmo pode
ter começo meio e fim. Sua programação deve atender os conteudos curriculares e estabelecer parametros a cumprir o calendario escolar.
O projeto potencializa articulaçoes entre os saberes das diversas areas de conhecimento.
O professor precisa adotar uma observação e analise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento do projeto.
O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projetos, no qual as
diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e o sentido do aprofundamento se refere às particularidades e uma área/disciplina, a qual pode emergir do próprio projeto em ação. Ambos os sentidos – abrangência e
profundamento – devem estar inter-relacionados e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão.
Bibliografia; Maria Elisabete B. B. do Prado