quinta-feira, 6 de maio de 2010

Articulando Saberes e Transformando a Prática.



A escola precisa repensar o seu papel no ensino aprendizagem, um ensino fragmentado de memorização e respostas que definem fatos e soluções padronizadas,não atende as exigencias desse novo paradgma .O momento requer nova forma de pensar e agir para lidar com rapidez as informações e dinamismo do conhecimento. Lidar com questões, sociais, desenvolver competencias e propiciar meios de um pensamento critico reflexivo, compreender relação entre os fatores e o desenvolvimento humano exige um traçado na organização de tempo, espaço, prioridades de conteudos pressupostos numa ação dinamica e qualitativa.
Espreita uma forma contextualizada do aluno que o permite relacionar aspectos presente da vida pessoal integrando o aprendizado; mobilizando competencias cognitivas e emocionais para novas possibilidads na reconstrução do conhecimento.
As tecnologias precisam ser compreendidas em termos de implicações no seu uso no processo de ensinoaprendizagem.
Evidencia novas maneiras de reconstrução do conhecimento direcionando ao alunoa a diversos níveis de reflexão.
A elaboração de um projeto feita entre alunos e professores articula informações
conhecida e propicia estudos a diversas áreas do conhecimento. O mesmo pode
ter começo meio e fim. Sua programação deve atender os conteudos curriculares e estabelecer parametros a cumprir o calendario escolar.
O projeto potencializa articulaçoes entre os saberes das diversas areas de conhecimento.
O professor precisa adotar uma observação e analise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento do projeto.
O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projetos, no qual as
diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e o sentido do aprofundamento se refere às particularidades e uma área/disciplina, a qual pode emergir do próprio projeto em ação. Ambos os sentidos – abrangência e
profundamento – devem estar inter-relacionados e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão.
Bibliografia; Maria Elisabete B. B. do Prado

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