quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações




Como encarar uma nova pedagogia de projetos?
Os projetos atendem a uma necessidade constante de poder integrar as diversas mídias e conteúdos curriculares numa perspectiva em desafio a diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender.
A idéia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Assim, Barbier (In Machado, 2000) salienta: "(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível transformar em real, uma idéia a transformar em ato"
O projeto implica em criar situações aos alunos desenvolverem seus proprios projetos.
Torna-se flexível, em abertura a problemática do cotidiano do aluno com estudos de disciplina de seu cotidiano.
Pode ser construído pela prática pedagógica do professor em referencias temáticos.
O professor possui uma postura investigativa de sua ação pedagógica, o que o faz caminhar no sentido de reconstruí-la com vistas a integrar o uso das mídias numa abordagem interdisciplinar.
Implicações:
Projeto não poder ser confundido como um conjunto de atividades elaborado sobre um tema, representado pelos alunos.
Projeto pode causar um certo desconforto por não se encaixar na prática pedagógica do
professor e da escola.
Nem todos os conteúdos curriculares aplicados a uma série/nível de escolaridade são possíveis de serem abordados no contexto do projeto.
No projeto o professor deve saber como... e quando... determinar certas ações pedagógicas Ele precisa ter começo, meio e fim, quanto atuação, pois o mesmo deve cumprir um calendário escolar.

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