quinta-feira, 22 de abril de 2010

Método de Projetos - William Heard Kilpatrick

Kilpatrick nasceu nos EUA em 1871, pedagogo contemporaneo discípulo de Dewey parte da importância da intenção entre objeto de estudo ao aprendizado, numa ação de métodos e conteudos disciplinares e interdisciplinares globalizado; inserido num ambiente natural na sistematização de mediação professor e alunos na qual o sujeito é o agente que executa o trabalho no conhecimento em geometria, desenho, historia natural ampliando seu percurso de relações, trabalho e ressignificados pela ação e reflexão de dados componentes de uma instrução.
Dewey achava que o ensino deve se basear em atividades que interessem aos alunos e que possuam uma meta a ser atingida por eles.
O aluno deve, portanto, ter propósitos definidos, e mover-se dentro desses propósitos, que serão dele, aluno, e não do professor. Impulsionado pelos seus próprios ideais, ele sairá à busca de atingir a sua meta.
Segundo Dewey "o que se deve desejar nos educandos é o inteligente desempenho de atividades com intenções definidas ou integradas por propósitos pessoais."
"Somos livres no grau em que agirmos sabendo o que pretendemos obter."Para ele o projeto segue uma seqüência natural de passos: imaginar alguma coisa, projetá-la claramente, recorrendo à informação e à pesquisa, executá-la e julgá-la. Deve vir de propostas dos alunos ou especulação do professor. Tarefa parte da classe em inteiração com a comunidade. Define e executa atividades correlacionadas em passeio, painel, maquetes classificadas e intensificadas nas áreas disciplinares de estudos de grades curriculares na importância da existência do homem como centro do universo. Estimula os alunos em estudos na área social, intelectual, empírica absorvendo campos magnéticos da ciência natural abrangendo a conhecimentos de conteúdos multidisciplinares.
BIOGRAFIAS: envolvendo estudo, pesquisa e apresentação: Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco, Cairbar Schutel, Leopoldo Machado, Batuíra, Francisco Cândico Xavier e outros.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário