quinta-feira, 22 de abril de 2010

Projetos – Maria Montessori

Maria Montessori (1870-1952). Nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Formou-se em medicina, acalentou procedimentos de trabalho com crianças anormais na universidade acerbando suas experiências com crianças sem problemas. Método esse que na pedagogia Montessoriana estimula o ensino pela força de vontade na capacidade corporal, espiritual abrangendo a inteligência.
O método explora;
a) Capacidade, atenção e absorção da criança.
b) Espaço e liberdade na escolha de material para seus estudos
c) Proporciona a cooperação na realização de suas atividades
d) Projeta desempenho individual e liberdade em suas ações.
e) Prioriza estímulos internos, acrescentando atividades dirigidas ao desenvolvimento por meio de técnicas em musica, arte, danças e brincadeiras.
f) Proporcionar desenvolvimento sensório motor através de materiais didáticos em peças sólidas que identificam formas, cores , espessuras, texturas, sons como: caixas para abrir, fechar e encaixar, botões para abotoar em cores tamanhos e texturas variadas e campainhas para intensificar o som.
g) Material dourado criado por Maria Montessori, baseia-se no sistema de numeração, para o trabalho com múltiplos,sendo confeccionado em madeira. O material é composto por cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.Este material é de grande importância na numeração, facilitando a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
h) Predispõe a criança: jogos interativos para absorções intelectual, imaginaria, social, cognitiva em uma autoanalise á correção necessários no desenvolvimento da criança com emprego corretivo á cooperação mutua professor aluno.
Esses materiais didáticos como objeto de estudos relacionados a vida cotidiana a suprir necessidades como: de calculo ( efetuar um troco em dinheiro, e outros)...estabelecem áreas de comprometimento ao desenvolvimento sensorial, a linguagem, matemática e a ciência do universo e suas relações existências na natureza biológica.Esses exercícios para a vida cotidiana estão incorporados na utilização de material sensorial, material de linguagem, material de matemática e material de ciencias. Em relação à leitura e escrita,na escola montessoriana as crianças conhecem as letras e são introduzidas na análise as palavras e letras; estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras. Em relação à matemática, os materiais permitem reconhecimento das formas básicas, o estabelecimento de graduações, proporções e comparações e induzem a contar e calcular.
O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da.
criança, em liberdade a fundamentos de uma disciplina real. Professor trata aluno individualmente, oferece oportunidades para uma ajuda mutua, preocupa-se, organiza e delibera hábitos de estudos independentes e os componentes emocionais.
Propulsora da Nova Escola, ante aos métodos tradicionais.

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