terça-feira, 20 de abril de 2010

Conceito de Projeto



Para Nilson José Machado projeto é lançar-se para o futuro, é uma busca constante de ser, conhecer, questionar, avançar, pesquisa , relatar, corresponder e informar.
Para tanto o projeto não pode ser fechado, deve ser lançado ao conceito da cidadania entre ideias e metas pessoais ligadas a eixos norteadores de conhecimentos, soluções, adequações e interesse do bem comum.
Machado explica que John Dewey (1859-1952), teórico da educação, escreveu em livros como ‘Democracia e Educação’ que pensava a escola como uma microssociedade e não só como uma preparação para o futuro. “O trabalho com projetos é um microexercício da vida em sociedade, pois define as metas comuns dos indivíduos”, afirma o professor.
O projeto, portanto, tem que envolver uma dúvida sincera. “O conhecimento para a
criança dentro da sala de aula está sendo criado continuamente. O projeto não se trata de
um teatro, de uma falsificação, mas de colocar o foco na criação.”.
Para o professor, o projeto é uma ferramenta pedagógica a mais e não substitui a aula no seu sentido mais tradicional.
O pouco espaço a um debate de conhecimentos entre professores e alunos na integra de seus métodos, e a procura de vestibular em estabelecer experiências e metas pouco contribui ao projeto de vida do educando, deixando-os despreparados a tomar uma grande decisão.
A escola precisa projetar-se a metas a serem alcançadas, a dúvidas a serem respondidas com busca do conhecimento e desenvolvimento de projetos reais e substancias para que possa proporcionar e estabelecer parâmetros ao desenvolvimento do projeto de vida
de seu aluno.
Na minha concepção, o projeto é uma busca constante do conhecimento em ideiais, para atingir metas, estabelecer prioridades e fazer conexões com os alunos num avanço contínuo a conteúdos, indagações e sugestões afim de que os mesmo participem e deem, continuidade a suas experiências e realizações tanto em dados como na formação do ser,
sujeito de uma história.
Projeto é um tema desafiador de idéias a conhecimentos pressupostos a um saber coletivo, em processo de desenvolvimento de uma proposta pedagógica ante necessidades do emprego a tecnologias num âmbito educacional de representações culturais, sociais e pragmáticas à um universo carente em estrutura social e econômica.

LST


Um comentário:

  1. Muito bem, Leila! Seu blog, através de suas reflexões será um rico espaço para pesquisas posteriores. Essas reflexões sobre o conceito de projetos, assim como os demais textos, serão importantes para a elaboração e desenvolvimento do projeto do curso. Abraços!!!

    ResponderExcluir