terça-feira, 25 de maio de 2010

Currículo

QUE CURRICULO É ESTE QUE SE DESENVOLVE EM PROJETOS COM O USO DE TECNOLOGIAS? O QUE COMPREENDEMOS POR CURRICULO?
O curriculo é a forma norteadora de todo e qualquer conhecimento de direito humano em vários âmbitos de leitura. Apresenta a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem. a diversidade entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. assim, mapear o trato que já é dado à diversidade pode ser um ponto de partida para novos equacionamentos da relação entre diversidade e currículo. para tanto é preciso ter clareza sobre a concepção de educação, pois há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e a concepção de educação que informa as práticas educativas.
Ver o currículo como uma opção específica por uma organização temporal e espacial,
que condiciona a organização da escola, em processos de ensino e aprendizagem numa ação de trabalho dos educadores e educando, nos leva a repensar essa organização nas propostas de reorientação curricular. Faz-se necessário olhar as dimensões culturais e sociais dos alunos ante a diversidade que se apresenta no contexto histórico social.
Diversidades entre a real situação do sujeito, sua complexidade, seus valores culturais e sua
dimensão histórico cultural e seu elo participativo.
O currículo que se desenvolve por projetos é elaborado a atingir campos de estudos disciplinares ou interdisciplinares numa ação de conhecimentos, interação e integração à
explorar vários conteúdos na inserção do uso de tecnologias.Parte de um plano de ação, entre um esquema ou roteiro de estudos e atividades enfocados num tema, orientados e divulgados pelo professor na escolha de assuntos a seres pesquisados, absorvidos pelos alunos
em dados, fatos, idéias e resolução no uso de reprodução textual engajado na análise de seu universo a que se apresenta..

Nenhum comentário:

Postar um comentário